banner fr

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Procrastinação

Foto: Enroladinhos de salsicha

Lendo alguns blogs e artigos na internet a respeito de procrastinação resolvi escrever esse texto. Primeiro devemos entender o que significa a palavra procrastinação:

A palavra procrastinar vem do latim procrastinatus (pro) à frente (crastinus) de amanhã.

Ou simplesmente ADIAMENTO.

É um hábito que no Brasil foi apelidado de "empurrar com a barriga", ou seja, ir deixando as coisas pra depois, porém nunca as realiza. Esse blog não trata de psicologia ou coisa do tipo, até mesmo porque eu não tenho o menor conhecimento a respeito dessa matéria, no entanto como somos seres humanos de hábitos enraizados e a procrastinação é um deles, estou me atrevendo a discorrer um pouco desse assunto.
Trago aqui um exemplo clássico de como uma pessoa, aliás várias procrastinam:

- Segunda-feira vou começar um regime!

Nem é preciso dizer nada, a frase por si só já diz tudo. Acontece que, percebam bem, se a pessoa quer mesmo perder peso e manter uma forma ideal existe data marcada pra isso ?? É óbvio que não, basta que ela comece logo a fazer o seu regime ou tome atitudes que façam com que ela não ganhe aqueles indesejáveis quilinhos a mais. O que vai ocorrer na maioria dos casos é que esse regime vai durar até quarta-feira, alguns duram até um pouco mais.
Pode até parecer clichê, mas sabe aqueles 5 minutinhos a mais na cama todo dia?? Então, é outra forma de procrastinação. Quero que entendam que não estou criticando quem faz isso, até mesmo porque eu também faço as vezes, apenas estou exemplificando para que possa ficar um pouco mais claro. Mas de repente esses 5 minutinhos podem servir para, por exemplo, planejar o dia que vem pela frente. Nesse caso lhes digo que deixará de ser procrastinação.
A procrastinação pode e deve ser combatida através de uma disciplina diária simples, e através de algumas leituras que fiz, descobri que uma boa dica é realizar as tarefas fáceis que costumamos deixar pra trás. Essas tarefas por serem simples demais sempre acabamos adiando e nos viciamos nisso. Esse exercício diário faz com que invertamos o hábito e começamos a realizar tarefas mais complexas que antes sequer admitimos a possibilidade de realizar.

Não deixem de visitar a nossa página da FR na internet:


Não deixem pra amanhã, façam isso hoje

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário